terça-feira, 4 de junho de 2013

O Manifesto do Pau Brasil e sua influência na Arte Moderna Brasileira

O movimento Pau Brasil foi lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade juntamente com Tarsila do Amaral. Esse movimento artístico foi caracterizado pelas poesias que por algum motivo redescobria as culturas do Brasil e do mundo, tem como inspiração os movimentos vanguardas europeu.
           
As culturas primitivas se misturam à vida quotidiana ou são reminiscências ainda vivas de um passado recente”.
Oswald de Andrade

O manifesto tem como característica, dar vida a poesia no Brasil, renovar a cultura no país. Influencia Europeia, foi a base da construção do movimento, as vanguardas também foram base para inspiração para Oswald de Andrade, ao escrever o livro Pau Brasil com a ilustração de Tarsila do Amaral (na época eram casados).
Neste livro era possível perceber uma inovação na poesia do Brasil, o primitivismo estava presente principalmente quando o movimento Pau Brasil se identifica com a Semana de Arte Moderna (a semana de 22), as poesias mostravam um estilo de vida simples das sociedades pré-industriais, ou o próprio estilo de vida das várias culturas que existia no País. O principio básico do primitivismo servia como formas de expressão para os artistas escreverem os poemas, e nada melhor como falar de um símbolo tão forte da cultura Brasileira, O Pau Brasil.

A semana de arte moderna englobou áreas da cultura, escultura, musica, poesia e pintura, cinco aspectos da cultura que se destacam no Brasil. Oswald se inspira no Pau Brasil, pois ele foi uma cultura de exportação, o autor expressa também que sua cultura é rica, e pode ser considerada um produto cultural. Por isso que escreveu o livro, onde o mesmo teve grande influencia no modernismo.O manifesto Pau Brasil foi uma forma de influencia para os poetas estrangeiros também, destacando sempre que as poesias tinha um lado forte no primitivismo, onde os autores procuram ser simples e mostrar a cultura do Brasil que estava passando por uma fase de imitação, mas eles tentavam ser ao máximo espontâneo, pois o Pais tinha formas de arte da época, então o livro foi publicado com a intenção de mostrar a influencia da cultura brasileira na época, e mostrar também que por mais que o pais estivesse numa situação de manifestação de uma vanguarda tropicalista, ou primitivista, mas conseguia expressar sua cultura em poesias que tinham como inspiração o primitivismo e o tropicalismo.A semana de arte moderna foi um experimento na renovação e experimentação na linguagem, pois a arte agora não representa mais a vanguarda e sim o modernismo. O evento cultural é conhecido pois trouxe novas ideias novas no meio da escrita, da pintura, da musica feita através de consertos que influenciava a época, e diversas outras formas de expressar toda a cultura de um determinado lugar. Pinturas com desenhos mais livres e que expressavam diversos sentidos do momento, desenhos modernos e com formas arrojadas.A época fazia com que as pessoas que acompanhavam o evento ficassem curiosos para ver as inovações. A linguagem poética trazia a retórica na poesia e assim conviviam dialeticamente o primitivo e o moderno, o nacional e o cosmopolita, sendo ideologicamente a raiz do Movimento Antropofágico. O presidente do estado de São Paulo da época, Washington Luís, apoiou o movimento, e com isso as culturas se tornava mais fortes, e por isso que cada pais hoje tem sua cultura e crenças valorizadas por todos, pois esse evento também serviu de lição para todos, onde procurava-se ensinar que um Pais é feito de cultura, e a mesma deve sim ser respeitada e valorizada por todos que a usufruem e por todos que estão de fora dela.Por isso que falamos que a poesia e várias culturas expostas no evento tomaram um rumo modernista, pois foram representados aspectos diferentes e inovadores do que já existia na cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário